5 dicas para pagar menos Imposto de Renda ou aumentar a sua restituição no Canadá

[ad_1]


imposto de renda reembolso brasileiros brasil canada contabilidade
Crédito: Pixel Shot

O prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda este ano se aproxima no Canadá. Entender os direitos e deveres do contribuinte pode trazer diversos benefícios financeiros neste momento, além de facilitar a busca por documentos e recibos.

O período de preparação de impostos, chamado de “tax season” no país, traz uma inesperada oportunidade para economizar dinheiro ou até gerar reembolsos para o contribuinte atento.

Desta forma, reunimos nesta matéria cinco formas de maximizar o reembolso este ano ou até aumentar a restituição, com auxílio dos especialistas da Real Tax. Confira:

Despesas com childcare (creche)

Gastos com cuidados infantis podem ser utilizadas para reduzir a renda tributável do consumidor. Estes custos incluem creches, programas como “before / after school”, acampamentos de verão e de inverno, internatos noturnos e prestadores de serviços domésticos, como babás.

Vale solicitar ao prestador de serviços os recibos referentes às despesas pagas no ano de 2021, pois serão utilizados na dedução do Imposto de Renda.

Segundo explica Letícia Maranhão, especialista da Real Tax, “para continuar recebendo benefícios familiares como o GST/HST Credit e o Canada Child Benefit (CCB), é necessário declarar seus impostos todos os anos”.

O Child Benefit (CCB) é um pagamento mensal, isento de impostos, que ajuda a cobrir os custos com crianças com menos de 18 anos. Atualmente, o Canada Revenue Agency (CRA) oferece até $569 por mês por criança com menos de 6 anos e até $480 por mês para cada criança com idade entre 6 e 17 anos. Os valores dos pagamentos são baseados no número de filhos que o contribuinte possui na sua renda familiar líquida ajustada.

Despesas com veículo

Autônomos que utilizaram seu veículo para obter renda em 2021, podem deduzir despesas como gasolina, seguro, taxas de licenciamento e registro, manutenção e reparos, além de custos com leasing e juros sobre o dinheiro emprestado para a aquisição do automóvel.

Há diferenças nas deduções, no caso de aluguel ou compra do veículo.

Se o meio de transporte foi utilizado parcialmente para uso pessoal e profissional, é possível deduzir parte das despesas, descrevendo o uso do veículo para fins comerciais.

Este valor é calculado através de um relatório chamado “log”, com a descrição de todas as viagens de negócios, incluindo quilometragem, data e objetivo de cada deslocamento. É importante manter a documentação de todas as despesas, incluindo os recibos, para uma eventual auditoria dos gastos.

Em alguns casos, funcionários assalariados também podem se qualificar para obter deduções de despesas com veículos.

Porém vale destacar que, de acordo com o CRA, o deslocamento entre casa e trabalho não é considerado como uso do veículo para fins comerciais.

Despesas médicas

O Canada Revenue Agency (CRA) permite a dedução de uma variedade de despesas médicas, como créditos fiscais não reembolsáveis.

Por exemplo, gastos odontológicos, remédios, óculos com prescrição, cirurgia ocular a laser, sapatos ortopédicos, seguro de saúde privado, entre outros.

O pagamento do MSP (Medical Service Plan) não é dedutível, apenas despesas médicas não cobertas pelo plano do governo provincial, inclusive fora do país, desde que acompanhadas de recibos, prescrições e outros documentos de apoio.

Trabalho Remoto (Home Office)

Há duas maneiras de deduzir as despesas com a residência do contribuinte como local de trabalho, situação comum durante a pandemia.

É possível requisitar a dedução através do chamado “método simplificado”, onde para cada dia de trabalho em casa, é possível deduzir dois dólares, até no máximo $500, o que equivale a duzentos e cinquentas dias de trabalho.

Para se encaixar nesta categoria, o contribuinte deve atender a alguns pré-requisitos. Por exemplo, ter trabalhado em casa por motivos relacionados a COVID-19; ou o empregador exigiu a prática do trabalho remoto. Outro critério é o indivíduo ter trabalhado em casa mais de 50% do tempo, por pelo menos quatro semanas consecutivas (2021).

Com o método simplificado, não é necessário calcular o espaço de trabalho em casa, recolher comprovantes ou enviar o Formulário T2200.

A outra opção para deduzir despesas é através do chamado “método detalhado”. Neste caso, é necessário apresentar o formulário T2200S ou T2200, preenchido e assinado pelo empregador.

Neste método, devem ser incluídos dados como o tamanho de casa e valores gastos com despesas residenciais durante o período de trabalho. Tudo comprovado através de recibos de despesas.

Contribuições para a Previdência Privada e Plano de Aposentadoria Registrado (RRSP)

Conforme matéria anterior no Jornal Brasil Vancouver, contribuir para o RRSP é uma excelente forma de aumentar o reembolso ou reduzir o saldo a pagar do contribuinte. Aportes realizados dentro dos primeiros sessenta dias do ano são dedutíveis no período fiscal do ano anterior.

“Vale iniciar desde já o planejamento de contribuições ao RRSP, já pensando no próximo ciclo do IR canadense” aconselha Letícia Maranhão, especialista da Real Tax.

O montante aplicado em RRSP é dedutível no Imposto de Renda, reduzindo a faixa de renda tributada do contribuinte.

O limite de contribuição é de 18% da renda auferida do último ano fiscal (até um máximo de $ 27,830 para 2021), além de quaisquer valores não utilizados, acumulados de anos anteriores.

O limite de contribuição para RRSP está disponível na conta individual no CRA ou no último “notice of assessment”, documento enviado anualmente pelas autoridades canadenses.

Como esclarecer dúvidas sobre o Imposto de Renda no Canadá

É comum ter dúvidas sobre o funcionamento do sistema fiscal em um novo país. De fato, pequenos erros no formulário ou uma aplicação malfeita de créditos pode significar perda de tempo e dinheiro para o contribuinte.

Alguns percalços também podem surgir pela dificuldade natural de compreender claramente termos técnicos em inglês.

Com dois escritórios na Metro Vancouver, além de serviços virtuais (online), a Real Tax conta com profissionais brasileiros e canadenses, especializados em contabilidade e impostos do Brasil e do Canadá.

Os serviços da Real Tax para pessoa física ou jurídica incluem consultoria contábil personalizada, preparação e entrega do Imposto de Renda (tax return), reavaliação de declarações entregues anteriormente, planejamento de RRSP, registro ou reporte de GST/PST/WCB, registro de empresa, além de assessoria contábil em geral. Tudo em português.

Real Tax Canada 

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver

[ad_2]

Source link

Deixe o seu comentário


O seu endereço de email não será publicado.