Atingida pela Covid-19, população da UE encolhe pelo segundo ano consecutivo | Mundo


A população da União Europeia encolheu pelo segundo ano consecutivo no ano passado, informou a agência de estatísticas do bloco nesta segunda-feira (11), em uma região que registrou mais de 2 milhões de mortes pelo coronavírus.

Segundo o Eurostat, o órgão de estatísticas da UE, a população dos 27 países que compõem o bloco caiu cerca de 172 mil em relação ao ano anterior e mais de 656 mil em comparação a janeiro de 2020. No total, o instituto contabilizou 446,8 milhões de pessoas vivendo dentro da UE em janeiro de 2022.

  • População mundial deve chegar a 8 bilhões em novembro de 2022

“Em 2020 e 2021 a migração líquida positiva já não compensou a mudança natural negativa na UE e, como consequência, a população total da UE vem diminuindo”, afirmou o órgão, apontando para os impactos da pandemia.

Passageiros indianos lota a plataforma da estação ferroviária Churchgate na véspera do Dia Mundial da População, em Mumbai. Índia deve ultrapassar a China como país mais populoso no ano que vem, afirma ONU. — Foto: Punit Paranjpe/AFP

O número de mortes começou a superar o número de nascimentos na UE há uma década, mas a imigração de fora do bloco ajudou a compensar a diferença até o primeiro ano da pandemia.

A última vez que a UE registrou uma queda na população foi em 2011 –a única outra vez desde 1960– mas isso rapidamente aumentou devido ao saldo migratório.

Dada a pandemia, o envelhecimento da população e as taxas de fertilidade relativamente baixas, o Eurostat disse que as mortes devem continuar superando os nascimentos nos próximos anos.

“Se esse for o caso”, afirmou o instituto em nota, “o declínio ou o crescimento geral da população da UE no futuro provavelmente dependerá em grande parte da contribuição feita pela migração líquida”.

Enquanto Itália, Polônia e Romênia registraram as maiores quedas populacionais, mais da metade dos Estados membros da UE viram suas populações aumentarem, liderados por França, Holanda e Suécia.

No mundo, população cresce

Também nesta segunda-feira (11), uma projeção da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que a população mundial deve chegar a oito bilhões de pessoas em 15 de novembro deste ano. A projeção “World Population Prospects 2022”, do departamento de relações econômicas e sociais da organização, divulgado nesta segunda-feira (11), afirma que a Índia vai ultrapassar a China como o país mais populoso do mundo no ano que vem.



Source link

Deixe o seu comentário


O seu endereço de email não será publicado.