Entenda diferenças entre tratamentos dentários no Brasil e no Canadá, em entrevista com dentista brasileiro



Crédito Besiki Kavtaradze

Na vida agitada e cheia de desafios do imigrante no Canadá, os cuidados com a saúde oral podem por vezes ficar em segundo plano. Além disso, a chamada “barreira linguística” apresenta outro obstáculo para uma comunicação que comumente inclui jargões e instruções que podem inibir a compreensão e interação com os profissionais de saúde.

Porém ir ao dentista frequentemente é uma prática importante e pode prevenir uma série de problemas de saúde, como cáries, excesso de placa bacteriana, dores de dente, e até dores de cabeça ou problemas cardíacos, entre outros.

Uma opção, quando possível, é buscar um profissional que fala a sua língua e, felizmente, muitos brasileiros atuam em diversas áreas da saúde na Metro Vancouver. O Jornal Brasil Vancouver conversou com o experiente dentista Fabio Browne de Paula, que com mais de 30 anos de prática no Brasil, e desde 2019 atuando no Canadá, explicou algumas diferenças entre a prática odontológica no Brasil e no Canadá. 

JBV: Quais as diferenças básicas entre o atendimento brasileiro e canadense?

FBP: No Brasil, geralmente é o dentista que realiza a limpeza de tártaro, remoção de placa bacteriana e polimento. Já no Canadá, o responsável por realizar estes procedimentos é um especialista, com formação em higienização dos dentes, enquanto fica a cargo do dentista diagnosticar possíveis problemas e realizar os tratamentos corretivos necessários.

Esta divisão tem impacto direto na qualidade do serviço, permitindo que todos os procedimentos sejam realizados com cuidado, sob o olhar de profissionais capacitados para as funções que exercem, sem sobrecarga de serviço.

JBV: Qual é a diferença entre a cobertura de planos de saúde no Canadá e no Brasil?

FBP: No Brasil, os dentistas são cadastrados para atenderem pacientes de uma determinada empresa ou, na maioria das vezes, o paciente paga do próprio bolso.

Já aqui no Canadá, caso o cliente possua algum tipo de cobertura – seja particular ou pago pelo empregador, por exemplo, geralmente os planos cobrem entre 50 e 80%, sendo que alguns chegam a 100%, mas na maioria dos casos, há um limite anual.

Nossa clínica, em algumas situações onde o tratamento ultrapassa o limite anual e é necessário fazer o tratamento imediatamente, oferece pagamento parcelado para os clientes que realmente precisam.

No Canadá, caso o cliente possua algum tipo de cobertura, geralmente os planos cobrem entre 50 e 80% da consulta.

Dr. Fabio Browne de Paula


JBV: Quanto custa ir ao dentista no Canadá?

FBP: O custo de serviços odontológicos pode variar bastante, já que os procedimentos são altamente individualizados.

Embora dentistas e clínicas odontológicas não sejam obrigados a seguir uma tabela padrão de preços, a associação canadense produz um guia anual com valores sugeridos para consultas e procedimentos odontológicos.

O Canadá possui um abrangente sistema de saúde público, utilizado por 90% da sua população e que fornece grandes partes dos serviços médicos necessários gratuitamente a todos os seus residentes legais e até mesmo imigrantes recém-chegados em situação regular.

Serviços odontológicos não fazem parte do sistema público, ou seja, são pagos. Mas vale lembrar que o governo federal anunciou recentemente que tem planos de iniciar um programa nacional de assistência odontológica, porém limitado a famílias com renda inferior a 90 mil dólares por ano.

O governo federal anunciou recentemente que tem planos de iniciar um programa nacional de assistência odontológica.

Dr. Fabio Browne de Paula


JBV: Qual é a diferença de preço entre Brasil e Canadá

FBP: Em uma pesquisa rápida pela internet, o paciente pode encontrar informações afirmando que ir ao dentista no Canadá é mais caro, no entanto, muitas  comparações são baseadas na conversão simples dos valores das moedas (Dólar x Real) e não ao valor proporcional ao custo de vida.

Ir a uma consulta no Canadá tem um custo proporcional menor ou equivalente ao mesmo serviço no Brasil.

Os planos odontológicos no Canadá, que  como já havia comentado, podem ser um benefício de trabalho ou  adquiridos diretamente, diminuem consideravelmente o valor pago pelos serviços odontológicos. Os valores e escopo da cobertura variam de acordo com o plano escolhido.

Se por um lado os custos e formas de pagamento são semelhantes nos dois países, por outro, o atendimento tem diferenças marcantes entre Brasil e Canadá.

Por exemplo, o dentista brasileiro geralmente passa mais tempo com os pacientes, explicando em detalhes o plano de tratamento do paciente.

Ir a uma consulta no Canadá tem um custo proporcional menor ou equivalente ao mesmo serviço no Brasil.

Dr. Fabio Browne de Paula


JBV: Onde o dentista dispõe da tecnologia mais avançada?

FBP: A tecnologia é uma outra diferença marcante entre Brasil e Canadá. Aqui nós temos mais facilidade para adquirir tecnologias mais modernas, que agregam mais qualidade ao nosso trabalho.

Quando a Confidence Dental Care foi inaugurada em 2020, investimos no que existe de mais avançado no mercado, para oferecer aos pacientes tratamentos da mais alta qualidade.

Quando a Confidence Dental Care foi inaugurada em 2020, investimos no que existe de mais avançado no mercado, para oferecer aos pacientes tratamentos da mais alta qualidade.

Dr. Fabio Browne de Paula


JBV: Em que áreas as novas tecnologias tem de fato um impacto no tratamento do paciente?

Como exemplo, adquirimos um scanner de última geração chamado “TRIOS 4 from 3Shape”, que proporciona um resultado superior na confecção das coroas dentárias, placas de bruxismo e planejamento ortodôntico virtual com Invisalign.

Este aparelho permite não tirar os moldes com aquele material mole, que geralmente ia para garganta do paciente, levando muitos a terem ânsia de vômito e até fobia.

A clínica também possui todos os tipos de radiografia, como a “unitária”, aonde o sensor digital alcança uma redução de até 90% na radiação para o paciente, e a tomografia computadorizada, para algumas situações onde é necessário um diagnóstico mais detalhado.

A clínica possui todos os tipos de radiografia, como a “unitária”, aonde o sensor digital alcança uma redução de até 90% na radiação para o paciente.

Dr. Fabio Browne de Paula


JBV: E na área de implantes dentários, houve algum avanço neste sentido?

FBP: Geralmente quando fazemos implantes dentários, também fazemos uso da tomografia para alcançar um resultado mais preciso. Apesar dos meus quase 30 anos de experiência com implante dentário, é importante incorporar as novas tecnologias para a obtenção do melhor resultado para o paciente. Tecnologia de ponta, em conjunto com a formação apropriada e uma longa experiência de mercado, são a tríade do sucesso.

Geralmente quando fazemos implantes dentários, também fazemos uso da tomografia para alcançar um resultado mais preciso.

Dr. Fabio Browne de Paula


JBV: Que outras novidades podem surpreender o paciente brasileiro no Canadá?

FBP: As últimas tecnologias incluem as câmeras intra-orais, que facilitam a detecção de cáries ou inflamações da gengiva e que também possuímos em nossa clínica.

O laser é uma outra tecnologia disponível na Confidence Dental Care, para que pequenas cirurgias de gengiva sejam feitas sem bisturi, por exemplo. Esta ferramenta possui mais de 25 indicações de uso, em diversos tipos de tratamento intra-orais.

TRATAMENTO DENTÁRIO EM PORTUGUÊS NA METRO VANCOUVER

Entender e ser entendido na hora do tratamento odontológico é fundamental. Felizmente, na região metropolitana de Vancouver, é possível encontrar profissionais brasileiros qualificados em diversas áreas, como Dr. Fabio Browne de Paula.

Com mais de 30 anos de experiência, Dr. Fabio abriu sua clínica no final de 2020 e possui um crescente número de clientes brasileiros. Com tecnologia canadense de última geração, a Confidence Dental Care oferece serviços nas mais diversas áreas, incluindo tratamentos odontológicos como endodontia, periodontia, implantes dentários, odontologia estética, ortodontia (Invisalign), pediatria e clínica geral.

Dr. Fabio Browne de Paula (Crédito: Jornal Brasil Vancouver)

CONFIDENCE DENTAL CARE

Estrategicamente anexa à Highway 99, a Confidence Dental tem fácil acesso e estacionamento gratuito no local. A clínica fica a cerca de 30 minutos de Vancouver (Sul), Burnaby (Metrotown) e Richmond (Centre), e a apenas 20 minutos de Langley, New Westminster e Surrey (Central).

Endereço: Unit 307-15336 31 Avenue, South Surrey, BC V3Z 0X2 
Telefone: 604-385-6495 
WhatsApp: 236-516-5457
Email: [email protected]
Instagram: @confidencedentalcare
Website: 

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver





Source link

Deixe o seu comentário


O seu endereço de email não será publicado.