Feliz Dia do Canadá! Mas por que se comemora o Canada Day?



O “Canada Day” é um feriado nacional que marca o aniversário da Confederação em 1867, quando o chamado “Ato da América do Norte Britânica” entrou em vigor. Porém o Dia do Canadá não foi sempre celebrado amplamente, ou mesmo conhecido com este nome. Mas com o passar dos anos, os canadenses adotaram a data, que celebra a história e realizações do país.

Dia do Canadá (Crédito: Ronen)

O nome original do feriado era “Dominion Day”

O “Dominion of Canada” (Domínio do Canadá) foi formado pelo Parlamento Britânico em 1º de julho de 1867 através do Ato Constitucional de 1867 (anteriormente denominado Ato da América do Norte Britânica de 1867). O ato uniu New Brunswick, Nova Scotia, Ontario e Quebec.

Em 1868, o Governador Geral Lord Monck assinou a proclamação conclamando os canadenses a celebrar a formação do país. Porém apenas em 1879 o governo federal reconheceu pela primeira vez o “Dominion Day”.

No início a data não era celebrada por muitos canadenses, que se consideravam cidadãos britânicos. O feriado começou a gerar interesse em 1917, no 50º aniversário da Confederação.

O centésimo aniversário da criação oficial da nação, em 1967, marcou o crescimento do espírito patriótico canadense e as comemorações do “Dominion Day” começaram, de fato, a decolar. Embora muitos no país já se referiam ao feriado como “Canada Day”, apenas em 27 de outubro de 1982 o nome foi adotado formalmente pelo governo.

Quando British Columbia passou a fazer parte do Canadá?

A colônia de British Columbia foi fundada em 1858 em resposta à corrida do ouro (“gold rush”) no Fraser River. Em julho de 1871, BC se juntou ao Domínio do Canadá, tornando-se a sexta província do país.

A ameaça de uma anexação pelos Estados Unidos, reforçada pela compra do Alasca em 1867, e a promessa de uma linha de trem ligando BC ao resto do país, foram fatores decisivos neste processo.

A Bandeira do Canadá

O Cristo Redentor iluminado nas cores da bandeira canadense, por ocasião do Dia Nacional do Canadá. Fonte: Twitter Cônsul Geral do Canadá no RJ (30/06/2020)

Em 1965, o Canadá estabeleceu uma nova bandeira, para distinguir-se do Reino Unido e refletir sua autogovernança. O novo design, vermelho e branco, que permanece até os dias atuais, destaca uma folha da árvore de “Maple” devido a sua presença por todo o país.

Celebrando o Canada Day em 2022

O governo do país preparou uma série de atividades para os cidadãos do país, listadas no site dedicado ao aniversário da Confederação, incluindo comemorações em diversas regiões de BC.

Em paralelo, em sua mensagem anual para marcar o Dia do Canadá, o primeiro-ministro Justin Trudeau destacou que nesta data “celebramos o país que amamos e as pessoas com quem o compartilhamos” e que o “Canadá é forte por causa de sua diversidade”. 

Trudeau reconhece que erros históricos do país tornarão difícil para alguns comemorar esta data, enquanto o país continua a lidar com o legado das escolas residenciais indígenas.

“Porém, enquanto não podemos mudar a história, podemos trabalhar para construir um futuro melhor” enfatizou.

Confira a íntegra abaixo, em inglês:

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:

*campo obrigatório

*Artigo publicado originalmente em 01/07/2020. 

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver



Source link

Deixe o seu comentário


O seu endereço de email não será publicado.