Guia: como voltar a atuar em sua profissão morando no Canadá



credenciais licenças profissionais vancouver canadá
    Crédito: Getty Images

Deixar para trás o conforto, status e toda uma carreira para começar uma nova vida em um país diferente não é fácil para ninguém. Este recomeço coloca em dúvida as forças e as certezas dos imigrantes e faz com que alguns pensem que retornar às suas áreas de atuação pode ser impossível – mas não é.

Uma parte importante da adaptação do imigrante ao Canadá é voltar a atuar em sua área de formação ou encontrar uma carreira alternativa que traga satisfação e que esteja de acordo com suas necessidades financeiras.

O governo canadense financia instituições espalhadas por todas as províncias, que ajudam imigrantes a se estabelecer no Canadá, dando diversos tipos de suporte gratuito, como cursos de inglês e centros de apoio ao imigrante. Em British Columbia, uma destas instituições se chama “S.U.C.C.E.S.S.”.

Programa de Reconhecimento de Credenciais Estrangeiras

Dentro da S.U.C.C.E.S.S., existem vários programas e um deles – denominado “Foreign Credential Recognition (FCR) Loan Project” – ajuda imigrantes qualificados a alcançarem seus objetivos profissionais em BC, seja voltando para sua área de atuação, ou buscando um caminho alternativo.

Neste programa gratuito, o imigrante conta com o suporte e orientação dos chamados “case managers”, que após compreenderem a experiência acadêmica e profissional do indivíduo (chamados na organização de “cliente”), ajudam a traçar um plano estratégico para o alcance dos objetivos de carreira, além de apoiar sua adaptação ao mercado de trabalho local.

Em muitos casos, o objetivo dos imigrantes é retornar para sua área de atuação original de seu país de origem. Por isso, ao criarem o “Plano de Ação”, os case managers analisam se a profissão exige o reconhecimento da licença profissional que o cliente obteve em outro país.

Este é o caso de profissões consideradas “regulamentadas”, como médicos, farmacêuticos, advogados, arquitetos, engenheiros, contadores, enfermeiros, entre outras, ou ainda as chamadas “trade professions” (profissionais com habilidades técnicas específicas, em tradução livre), como eletricistas, encanadores, cabeleireiros, e assim por diante.

Para estes casos, os case managers orientam os clientes sobre quais são os processos envolvidos no reconhecimento das credenciais estrangeiras, além de órgãos regulamentadores e custos envolvidos com testes, exames e materiais de estudos e cursos preparatórios.

No caso de profissões não-regulamentadas, como profissionais de marketing, administração, entre outras, a organização também provê atendimento personalizado. Em ambos os casos (com ou sem reconhecimento da licença), os Cases Managers podem auxiliar na edição, preparação e orientação para entrevistas de emprego, análise de oportunidades no mercado e todo apoio profissional para tornar o cliente um candidato mais forte no mercado de trabalho.

Todo este serviço é oferecido sem custos aos imigrantes que cumpram os requisitos abaixo:

1 – Residir na província de British Columbia

2 – Ser Residente Permanente, Cidadão Canadense ou Refugiado autorizado pelo governo

3 – Ter um diploma profissional (acima de Ensino Médio) obtido fora do Canadá

Para os casos em que o imigrante necessite passar pelo processo de reconhecimento da licença ou melhoria de suas habilidades profissionais, o “FCR Loan Project” também oferece um suporte financeiro de até 15 mil dólares por meio de um empréstimo, com taxas de juros baixos (atualmente calculado em Prime Rate + 0.5%) para que possam pagar por seus estudos, materiais e custos envolvidos para alcançar seus objetivos profissionais.

Desta forma, o imigrante pode escolher se deseja ter o apoio do programa apenas para a orientação ou para ambos, incluindo o empréstimo.

candidato emprego vaga trabalho vancouver brasileiro canadá
Crédito: Getty Images Signature

Organização oferece eventos gratuitos aberto aos imigrantes brasileiros

Outro aspecto importante deste programa é que, frequentemente, há diversos eventos gratuitos sobre como obter a licença em BC para determinadas profissões. Além disso, o imigrante pode participar de oficinas (workshops) que exploram o mercado de trabalho canadense, como melhorar habilidades profissionais e como se diferenciar em uma entrevista de emprego.

Os eventos são realizados virtualmente e não há restrições para participar, basta se inscrever, mesmo que o interessado não cumpra os pré-requisitos do projeto. Todos os eventos disponíveis podem ser encontrados no site do programa.

Como obter mais informações 

Para mais informações, entre em contato por email [email protected] ou telefone (604) 335-5638 (e não esqueça de dizer que você soube do programa através do Jornal Brasil Vancouver ou, em inglês, “brazilian community newspaper”). O site do Foreign Credential Recognition (FCR) Loan Project é www.fcrloan.ca.

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver



Source link

Deixe o seu comentário


O seu endereço de email não será publicado.