Histórico! Canadá garante vaga na Copa do Mundo pela primeira vez em 36 anos



Crédito: Canada Soccer

A longa espera do futebol canadense terminou. A seleção masculina de futebol do país realizou um feito histórico e garantiu uma vaga para a Copa do Mundo no Catar, que será disputada no final deste ano.

Sem disputar uma Copa desde 1986, o Canadá retorna ao Mundial com uma forte campanha nas Eliminatórias da América do Norte (CONCACAF), garantindo a vaga antecipadamente.

A partida que selou a vaga canadense aconteceu no BMO Field, estádio do Toronto FC (da MLS) neste domingo, 27 de março. O Canadá venceu a Jamaica por 4 a 0, com gols de Cyle Larin, Tajon Buchanan e Junior Hoilett, além de Adrian Mariappa contra, chegando aos 28 pontos em 13 jogos.

Canadá é o destaque das Eliminatórias

A seleção canadense chegou na rodada com a melhor campanha das Eliminatórias, com sete vitórias, quatro empates apenas uma derrota em 12 jogos disputados.

A única derrota aconteceu na partida anterior, contra a Costa Rica (1 x 0), em jogo disputado no Estádio Nacional de Costa Rica, em San José.

A seleção canadense foi prejudicada neste jogo pela expulsão do jogador Mark-Anthony Kaye, aos 34 minutos do primeiro tempo. Com um a menos em campo, o Canadá não teve forças para chegar ao empate, adiando a festa da classificação por um jogo.

Com o passaporte carimbado rumo ao Catar, a seleção vai cumprir tabela no dia 30 de março, contra o Panamá, fora de casa. Estados Unidos e México, que ainda jogam nesta rodada, são favoritos para também confirmar presença no Catar.

O sorteio para Copa do Mundo será realizado no dia 1º de abril, às 9:00am (horário de Vancouver), no Centro de Exposições e Convenções de Doha, no Catar. Em razão da guerra na Ucrânia e da pandemia, o evento será realizado com apenas 29 das 32 equipes participantes definidas.

A Copa do Mundo de 2022 será disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro deste ano.

Sede em 2026, Canadá garante ida a duas Copas do Mundo seguidas

Além de retornar a Copa do Mundo após mais de três décadas, o Canadá vai disputar dois Mundiais seguidos pela primeira vez.

Em 2026, o país será sede do evento ao lado do México e dos Estados Unidos, com vagas garantidas para os três países-sede.

Por enquanto, o Canadá tem duas cidades-sedes confirmadas, em Toronto e Edmonton. Montreal, que seria a terceira sede canadense, acabou desistindo, pois a FIFA pediu a construção de um um novo estádio, mas a cidade, que já possui o Estádio Saputo, onde joga o CF Montreal (MLS), se negou a investir milhões de dólares em uma nova arena.

Após inicialmente desistir da candidatura, Vancouver entrou novamente com força na disputa para sediar o evento, com o prefeito da cidade, Kennedy Stewart, inclusive anunciando sua disposição em investir 5 milhões de dólares para receber a Copa do Mundo.

Crédito: Canada Soccer

Fique por dentro das notícias de Vancouver, do Canadá e da comunidade brasileira. Assine nossa newsletter:

*campo obrigatório

Prestigie os anunciantes do Jornal Brasil Vancouver





Source link

Deixe o seu comentário


O seu endereço de email não será publicado.