Nancy Pelosi deixa Taiwan após visita que acirrou tensões com China | Mundo


Nancy Pelosi, durante encontro com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen — Foto: Escritório Presidencial de Taiwan / AFP Photo

O avião da comitiva de Nancy Pelosi – que não divulgou previamente a visita até a aeronave pousar no aeroporto de Taipei – deixou a ilha nesta manhã, após menos uma visita de menos de 24 horas mas que acirrou as tensões entre Pequim e Washington.

O governo chinês já havia se manifestado contra a visita à Taiwan, que considera seu território, e prometeu fortes retaliações. Nesta quarta-feira, Pequim anunciou sanções à ilha, como a suspensão de importações de itens como frutas e produtos de pesca da ilha autônoma, além de paralisar as exportações de areia natural para Taiwan.

Também nesta quarta-feira, o governo de Taiwan, que a China faz um bloqueio aeronaval não-oficial ao planejar exercícios militares em torno da ilha como resposta à visita de Pelosi a Taipei.

Após a chegada da presidente da Câmara norte-americana – a segunda na linha de sucessão de Biden após a vice, Kamala Harris -, a China emitiu um comunicado chamando a visita de uma provocação e anunciou sanções em retaliação.

  • Nancy Pelosi: saiba quem é a presidente da Câmara dos EUA



Source link

Deixe o seu comentário


O seu endereço de email não será publicado.