Primeiro-ministro da Alemanha propõe construção de novo gasoduto na Europa | Mundo

Primeiro-ministro da Alemanha propõe construção de novo gasoduto na Europa | Mundo

[ad_1]

O primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, disse que propôs à Comissão Europeia a construção de um gasoduto de Portugal, passando por Espanha e França, para chegar em território alemão. A ideia é diminuir a dependência do país do combustível da Rússia, que vem cortando seu fornecimento para países que impuseram sanções contra Moscou por conta da invasão da Ucrânia.

“Esse oleoduto traria um enorme alívio para a situação atual de fornecimento de gás”, disse Scholz, durante entrevista coletiva em Berlim, nesta quinta-feira (11). Ele disse que propôs a discussão do tema em conversas com os líderes da Espanha, Portugal, França na Comissão Europeia e pressionou fortemente para a criação de tal projeto.

Questionado se teme que a situação sobre abastecimento de gás e preços se transforme em protestos violentos, Scholz rejeitou ideia — Foto: Liesa Johannssen-Koppitz/Bloomberg

O aumento dos custos de combustível desencadeado pela guerra da Rússia na Ucrânia vem colocando enorme pressão financeira sobre o governo da Alemanha, que procura diversas maneiras de garantir o fornecimento sem repassar totalmente os altos custos de energia. “Faremos tudo para ajudar os cidadãos a passar por esse momento difícil”, disse Scholz.

Ele citou várias medidas que o governo já tomou para aliviar as dificuldades financeiras dos alemães e garantir suprimentos alternativos de energia para substituir o petróleo, carvão e gás russos. Questionado se temia que a situação se transforme em protestos violentos, Scholz rejeitou a ideia, citando a forte tradição alemã de bem-estar social.

[ad_2]

Source link

Deixe o seu comentário


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *