Publicado edital de seleção de co-chair do Bragfost — Português (Brasil)


Está aberto até às 17h de 15 de abril o período de inscrições para o cargo de co-chair (copresidente) brasileiro da 13ª e 14ª edições do Simpósio Brasil-Alemanha em Fronteiras da Ciência e Tecnologia (Bragfost). As candidaturas devem ser apresentadas neste link. O profissional será responsável por organizar os eventos que acontecerão no biênio 2023-2024.

Os pré-requisitos para o cargo são vários, entre eles está a formação em Engenharias ou áreas afins, fluência em inglês, ter vínculo empregatício permanente com instituição de ensino superior pública ou privada sem fins lucrativos e ser doutor há menos de 15 anos. A CAPES repassará R$400 mil ao candidato aprovado, R$200 mil em cada ano. O auxílio financeiro inclui passagens, diárias, seguro-saúde e recursos para a realização dos seminários.

A Fundação publicará a relação das inscrições recebidas em até cinco dias úteis após o encerramento do prazo e analisará as candidaturas até maio. Haverá três dias úteis para recorrer em duas ocasiões: primeiro na etapa de análise e segundo na divulgação do resultado, prevista para até 15 de junho. Essas e outras informações constam no Edital nº13/2022, publicado na edição do dia 07 de março, do Diário Oficial da União.

Sobre o programa
O Bragfost, parceria entre a CAPES e a alemã Fundação Alexander von Humboldt, é um simpósio binacional que ocorre alternadamente na Alemanha e no Brasil e reúne 60 cientistas dos dois países para discutir novas fronteiras de investigação, aprofundar os conhecimentos internacionais e debater seus desafios de maneira interdisciplinar.  A edição de 2023 será realizada no Brasil e a de 2024, na Alemanha.

Nota da edição:
A repetição do Brasil como país-sede do evento por dois anos seguidos (2022 e 2023) ocorre porque, em função da pandemia de COVID-19,  a edição de 2020 não se deu de forma presencial. O encontro foi, então, negociado para 2021; entretanto, não aconteceu. Deste modo, será feito este ano, 2022, seguindo o tratado no ano anterior. Sua sequência pelas regras naturais, fará com que o Brasil seja novamente sede em 2023 e a Alemanha em 2024, restaurando-se assim o calendário oficial do simpósio.

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES





Source link

Deixe o seu comentário


O seu endereço de email não será publicado.