Superlua desta quarta-feira (13) será a maior do ano, diz astrônoma


Nesta quarta-feira (13), a lua atingirá o ponto da órbita mais próximo do planeta Terra em 2022, o fenômeno conhecido como superlua permitirá visualizá-la maior e mais brilhante. Inclusive, o dia também coincide com a lua cheia e pessoas de todas as regiões do mundo poderão observá-la durante toda a noite, a partir das 17h30.

Segundo Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional (ON), o termo superlua foi criado pelo astrólogo Richard Noelle, em 1979, descrevendo-o como uma lua cheia no perigeu ou em até 90% desse ponto. O fenômeno pode acontecer até seis vezes em um ano, contudo, a lua pode estar mais próxima ou mais distante a depender da ocasião.

A astrônoma também explica, em comunicado enviado pelo ON, que como a lua tem formato elíptico, ela pode se afastar e se aproximar em sua trajetória ao redor da Terra. Ao atingir o ponto mais próximo em relação ao nosso planeta, o perigeu é alcançado, já o ponto mais distante é chamado de apogeu.

A lua estará a 357.264 quilômetros de distância da Terra. Fonte:  Shutterstock 

Superlua dos Cervos

Diferente de muitos eventos astronômicos, a superlua poderá ser visualizada durante toda a noite ao redor do mundo, principalmente em regiões com baixa iluminação. Contudo, o clima deve estar favorável e sem muitas nuvens para uma boa visualização.

“Embora a lua de quarta-feira seja de fato a ‘maior lua cheia de 2022’, a proximidade com a Terra não será facilmente perceptível para a maioria dos observadores em termos de tamanho. Apesar disso, os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas cheias. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, basta que o tempo esteja favorável”, afirma Josina.

A superlua acontece durante a Lua dos Cervos (Buck Moon), como é conhecida a lua cheia de julho — o nome é em referência ao período de crescimento dos chifres dos cervos, nomeada por uma tribo indígena norte-americana.



Source link

Deixe o seu comentário


O seu endereço de email não será publicado.