Terremoto de magnitude 7,1 sacode o norte das Filipinas | Mundo


Um poderoso terremoto de magnitude 7,1 sacudiu a ilha filipina de Luzon nesta quarta-feira (27) – noite de treça, 26, em Brasília -, informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), danificando um hospital e edifícios em uma província do norte e causando fortes tremores na capital, Manila.

Um hospital na província de Abra foi esvaziado depois que o prédio desabou parcialmente. Não há vítimas, disseram autoridades.

“Ainda estamos experimentando tremores secundários. Recebemos relatos de danos em casas. Mas até agora nenhuma vítima”, disse o prefeito Rovelyn Villamor na cidade de Lagangilang, na província de Abra.

“Não temos fornecimento de energia porque é cortado automaticamente devido ao perigo”, disse Villamor à rádio DZRH.

O escritório de informações públicas da província de Abra postou fotos em sua página no Facebook mostrando prédios muito danificados, com paredes com enormes rachaduras em ruínas.

O USGS disse que o epicentro do terremoto foi cerca de 11 km a leste-sudeste da cidade de Dolores e ocorreu a uma profundidade rasa de 10 km.

“O foco das atenções está em Abra e nas províncias próximas. Este é um grande terremoto. Esperamos fortes réplicas”, disse Renato Solidum, diretor da agência estatal de sismologia, à rádio DZMM.

Eric Singson, um congressista da província de Ilocos Sur, no norte, disse à estação de rádio DZMM que o terremoto foi sentido fortemente. “Durou 30 segundos ou mais. Achei que minha casa ia cair”, disse Singson. “Agora, estamos tentando alcançar as pessoas. Neste momento, há tremores secundários, então estamos fora de casa.”

O terremoto também foi sentido em Manila e os sistemas de metrô da cidade foram interrompidos na hora do rush após o terremoto, disse o Ministério dos Transportes.

O prédio do Senado na capital também foi evacuado, informou a mídia.



Source link

Deixe o seu comentário


O seu endereço de email não será publicado.